shadow

Divisão das Tarefas Domésticas

Homens x Mulheres

Estamos no Século 21 e a divisão das tarefas do lar não são mais uma exclusividade da mulher, aliás se existirem filhos, estes também estão incumbidos de auxiliar na execução dos trabalhos da casa na medida de sua capacidade. Já se foi o tempo em que as mulheres não podiam trabalhar fora, com a abertura do mercado de trabalho para o público feminino, acabou a ideia que o homem trabalha fora e a mulher em casa, o que leva a crer que a divisão dos afazeres domésticos é uma obrigação, assim como são divididos os momentos de lazer, férias, festas, tudo deve ser compartilhado na medida certa.

Faxina e Limpeza

São duas das tarefas mais importantes numa casa, vamos tentar descrever cada uma delas de uma forma simples, a limpeza pode ser considerada como aquela que é feita diariamente, varrer a casa, o quintal, passar pano, já a faxina é a limpeza mais profunda que é feita em um intervalo de tempo maior a cada 20 ou 30 dias por exemplo.

  • Limpeza: Na limpeza podemos ter como exemplo um determinado cômodo da casa, uma limpeza rápida, colocando tudo em ordem e limpando, sem muito esforço, porém deixando tudo organizado e no seu devido lugar. 
  • Faxina: O dia ideal para a faxina é o sábado, por ser o dia com mais tempo livre, você pode acordar bem cedinho e começar a faxinar, prolongando o trabalho até o final da tarde, você verá a noite, após a faxina estar completa que valeu muito a pena.

Divisão com filhos

Para o casal que tem filhos em casa o ideal é repartir as tarefas grandes em partes menores, estimulando o trabalho em grupo, o certo é reunir todos os membros da família e discutir quem vai ser encarregado de cada tarefa, permitindo que todos possam opinar sobre o assunto. As tarefas do lar designadas para as crianças devem ser colocadas em horários que não coincidam com as aulas e o lazer, uma boa dica é iniciar as tarefas sempre antes desses horários assim, após terminara s tarefas elas poderão se dedicar totalmente para os estudos ou lazer. É muito importante incentivar que o trabalho de tarefas domésticas não se torne um castigo e sim uma forma positiva de administrar o lar.

Tarefas diárias x quinzenais

Para facilitar vamos agora elaborar uma pequena lista das tarefas que são feitas no dia a dia e as tarefas que podem ser feitas a cada 15 dias, lembrando sempre que esse período quinzenal pode variar devido a alguns fatores, como condições climáticas, festas na residência, visitas constantes, e etc.

Tarefas diárias:

– Arrumar a roupa da cama

– Fazer o café da manhã

– Lavar a louça acumulada

– Guardar corretamente as roupas já limpas

– Colocar as roupas usadas para lavar na máquina de lavar

– Acondicionar nos lugares adequados brinquedos e demais objetos

– Fazer almoço e jantar

– Limpar a pia e o fogão após o uso

– Separar o lixo orgânico do lixo reciclável

–  Pôr o lixo para fora em local adequado

– Molhar as plantas

– Tarefas semanais:

–  Lavar roupa

– Colocar roupa nova na cama e no banheiro (lençóis, fronhas, toalhas)

– Guardar toda a roupa que já foi lavada

– Passar a roupa

– Compras no supermercado

– Limpeza de banheiros

– Aspirar o pó e espanar os móveis e demais utensílios da casa

– Limpar janelas, sofás e tapetes

– Lavar toda a cozinha e a área de serviço

Conclusão

O mais importante na divisão das tarefas domésticas é maximizar as aptidões de cada um, por exemplo, nuca uma criança irá ter a incumbência de passar roupa ou cozinhar, que são tarefas domésticas exclusivas de adultos, uma boa ideia por exemplo seria, a pessoa que tem a tarefa de levar o animal para passear, aproveitar e fazer as compras necessárias para aquele dia, ou pagar uma conta no banco outro dia, aproveitando o tempo e agrupando duas tarefas em uma só, não é uma boa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *