shadow

Os Aquários Ajudam a Reduzir o Estresse

Acredite ou não, os aquários ajudam a reduzir o estresse e oferecem outros benefícios à saúde que são bem reais.

Diversos estudos mostraram que os aquários têm uma capacidade profunda de baixar a pressão arterial, acalmar a mente e ajudar a aliviar a ansiedade. Eles também ajudam a criar um ambiente relaxante em qualquer lugar onde você os colocar.

Não é de admirar que os aquários sejam frequentemente utilizados nas salas de espera de médicos, dentistas, especialistas, creches, restaurantes, etc. Eles têm o poder de nos manter entretidos e hipnotizados por longos períodos de tempo.

Os aquários não apenas se mostram visualmente hipnóticos, mas também podem ser configurados para fornecer sons calmantes de água corrente, o que pode adicionar um alivio extra ao efeito relaxante que eles já têm.

Embora não se discuta muito, há fortes benefícios emocionais que advêm da observação de um aquário de peixes. Isto é igualmente verdade independentemente se é um tanque de água doce ou água salgada.

Um dos estímulos ambientais que as pessoas acham muito reconfortantes é o som da água corrente. Existe um tipo de música que inclui sons de ondas do mar, tempestades de chuva e correntes que são fascinantes e relaxantes.

Não há nada mais reconfortante do que ir à praia e assistir as ondas rolar na praia e ouvir o som das ondas batendo na praia.

Muitos de nós conhecem intuitivamente os benefícios da água corrente. É por isso que muitas pessoas vão pescar em riachos e lagos locais. Muitas pessoas me disseram que, mais do que pescar, o benefício que recebem da pesca está em um lago, absorvendo os sons da natureza e apreciando a beleza do lago e da área circundante.

As pessoas que têm que cuidar de um aquário têm a oportunidade de trazer para a casa os efeitos calmantes da natureza.

Uma vez que um aquário é estabelecido e decorado com peixes, pedras e plantas, observar peixes nadando pelo meio da densa vegetação reduz significativamente o estresse e a ansiedade.

O som borbulhante das bolhas aumenta o efeito terapêutico de olhar para o aquário. Também são relaxantes as cores dos peixes e das plantas dentro do tanque. Vários estudos já demonstraram que ele pode reduzir a pressão arterial e a agitação emocional consideravelmente.

Terapia de aquário

Você já se perguntou por que aquários estão quase sempre presentes em consultórios médicos e salas de espera de hospitais? Acontece que existe uma razão científica para que eles sejam incorporados ao layout de tais espaços.

Tem em vista o bem-estar dos próprios pacientes. Com seus peixes, corais, rochas e vegetação aquática, os aquários emitem um ambiente calmo e tranquilo que comprovadamente fornece um pouco de alívio do estresse e da ansiedade enquanto o cliente espera pela sua vez de ser atendido, mesmo que isso demore algum tempo a acontecer.

É chamada de terapia de aquário e refere-se ao uso de aquários para fornecer benefícios terapêuticos e ajudar a relaxar. Se você puder, considere montar um aquário em sua casa e deixe que a vista e os sons relaxantes do seu aquário o ajudem a eliminar o estresse e a ansiedade.

As pessoas que passam algum tempo a observar aquários podem melhorar seu bem-estar físico e mental, sugeriu um estudo realizado o ano passado em uma universidade de Inglaterra. Além de melhorar o humor das pessoas, o estudo mostrou reduções significativas na frequência cardíaca e pressão arterial dos participantes, acrescentaram os autores do estudo.

Estudos anteriores já tinham demonstrado que o contato com a natureza melhora o bem-estar, mas acredita-se que este estudo, com aquários particulares, seja o estudo controlado mais completo, com fortes resultados comprovados.Uma maneira comprovada é sentar-se à frente do aquário e observar seus peixes nadando serenamente pelo seu aquário. A pesquisa descobriu que os animais acalmam os nervos e diminuem a pressão sanguínea. Muitos animais de estimação ajudam a reduzir o estresse, mas os aquários, particularmente, parecem ter um efeito super calmante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *