shadow

Repteis ou Peixes – Quais São Mais Fáceis de Cuidar?

Tens um apartamento pequeno e não podes ter um cão ou gato como animal de estimação. Ou não queres ter que ter os cuidados de manter um animal de estimação que anda a sujar a casa toda e, no caso dos cães é preciso levar à rua para fazerem as suas necessidades.

Acontece a muitas pessoas quando pensam em ter um animal de estimação, mas não têm tempo ou espaço para tratar dos animais de estimação mais tradicionais. Então porque não optar por um animal mais pequeno e fácil de tratar, que pode ser colocado em um aquário a um canto de uma sala e dá pouco trabalho a tomar conta?

Porque não optar por um réptil ou um aquário de peixes tropical?

Ter uma cobra como animal de estimação

cobra de estimação

Um aquário ou um terrario com uma cobra de pequena dimensão é muito fácil de cuidar e requer pouco trabalho. As cobras só comem uma ou duas vezes por semana e não defecam muito, pelo que o seu terrario não precisa de muita manutenção.

Uma limpeza esporádica do seu terrario de duas em duas semanas, um pote grande de agua fresca e limpa e um rato de tamanho adequado é tudo o que é preciso fazer para ter uma cobra de estimação.

As maiores exigências das espécies mais comuns em cativeiro tem apenas e ver com o aquecimento, que pode ser feito com duas lâmpadas se o terrario for pequeno, ou com um aquecedor ligado a um termostato, nos terrarios de maiores dimensões e um pote grande de agua para manter a humidade necessária para evitar doenças de pele.

Ter um aquário de peixes tropicais

aquario de peixes

Um aquário de peixes dá um pouco mais de trabalho, porque não é apenas um animal de estimação que temos de cuidar – é um bocado da natureza que temos em nossa casa, um ecossistema vivo que precisa de um pouco mais de manutenção. Principalmente se decidimos ter um aquário grande com vários tipos de peixes e plantas.

Um aquário plantado dá mais trabalho porque também temos que saber cuidar das plantas para além de cuidar dos peixes, mas também é muito mais bonito e relaxante ao olhar.

Mas mesmo cuidar de um aquário de peixes e plantas não é muito difícil. Se tivermos cuidado em não alimentar em demasia os nossos peixes e ir fazendo os cuidados vulgares de manutenção, como mudar parcialmente a agua, raspar as algas dos vidros e cortas as folhas das plantas que começam a morrer a cada duas semanas o ecossistema mantem-se em equilíbrio e dá pouco trabalho de manutenção.

Ter uma gaiola de pássaros

passaros

Ter um casal de pássaros, das inúmeras espécies que há adaptadas bem a cativeiro, é outra boa opção como animal de estimação pequeno e fácil de cuidar.

Os pássaros também ocupam muito pouco espaço e são muito fáceis de cuidar, principalmente se não temos intenção de os acasalar para procriar. São pequenos, não precisam de grandes cuidados para além de manter a agua e alimentação em boas condições e apenas é preciso limpar a sua gaiola uma vez por semana.

A limpeza de uma gaiola de pássaros é muito simples, principalmente se estiver equipada com tabuleiros removíveis e comedouros exteriores, pelo que também são muito simples de cuidar e dão bons animais de estimação.

Embora a maioria dos pássaros não possam ser manuseados, porque facilmente podem fugir e desaparecer ou magoarem-se, são muito interativos com os seus cuidadores. O único problema é para quem gosta de dormir a manhã na cama, pois a maioria deles começa a cantar bem alto assim que vêm a primeira claridade do dia.

Conclusão

Se tens um espaço pequeno mas queres ter um animal de estimação na mesma, se queres ter um animal de estimação mais exótico, ou não queres ter o trabalho de cuidar de um cão ou de um gato, um aquário com uma cobra ou com peixes, ou uma gaiola de pássaros pode ser a opção mais adequada para ti. Pensa nessa hipótese antes de escolher que animal de estimação vais comprar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *